Download propaganda é qualquer forma paga de apresentação nãopessoal

Survey
yes no Was this document useful for you?
   Thank you for your participation!

* Your assessment is very important for improving the workof artificial intelligence, which forms the content of this project

Document related concepts
no text concepts found
Transcript
A Propaganda e suas características
De acordo com Philip Kotler em seu livro Princípios de Marketing “propaganda é qualquer forma paga de apresentação não­pessoal de idéias, produtos ou serviços, realizada por um patrocinador identificado”. Considerada pelos mercadólogos como sendo uma das principais ferramentas modernas de apresentação de produtos e serviços ao mercado, a propaganda ao contrário do que muitas pessoas pensam tem sua origem em tempos muito mais remotos. Escavações realizadas por arqueólogos nos arredores do mediterrâneo descobriram inúmeras placas de anúncios. Também os romanos se utilizaram das pinturas em paredes para propagar as lutas dos gladiadores. Porém, hoje, a propaganda apesar de possuir os mesmos objetivos básicos daquelas realizadas nos seus primórdios, modernizou­se e diferencia­se em inúmeros aspectos, principalmente no tocante ao volume de investimentos que é dispensado anualmente, pelas empresas e organizações, sejam elas comerciais ou sem fins lucrativos no intuito de atingir seus públicos­alvos. É exatamente por causa dessa variedade de pessoas que se quer atingir que todas as decisões a respeito da propaganda precisam obedecer minimamente a cinco critérios importantes que conheceremos a seguir. As Principais decisões em propaganda
·
O estabelecimento dos objetivos Independente do modo como será desenvolvida a propaganda, o primeiro passo para a sua elaboração diz respeito aos seus concretos objetivos, ou seja, o que realmente se quer obter com a mesma. Estes objetivos deverão estar fundamentados nas informações obtidas dos públicos­alvos a serem atingidos, o posicionamento da empresa anunciante no mercado, bem como o mix de marketing. Estas duas últimas variáveis serão responsáveis pela definição do papel da propaganda dentro do plano de marketing da empresa. Segundo Kotler “o objetivo da propaganda é uma tarefa específica a ser realizada para um público­alvo específico durante um determinado período”. A propaganda poderá ser classificada de acordo com três diferentes objetivos básicos: 1. A propaganda informativa Utilizada geralmente para fazer a introdução de um produto ou serviço no mercado, este tipo de objetivo visa fazer nascer nos consumidores uma demanda/necessidade primária. Desta forma, uma consumidora ao saber da existência de um novo tipo de margarina temperada, provavelmente terá o desejo de experimentá­la. 2. A propaganda persuasiva Esta modalidade de propaganda é essencial para ser utilizada quando existem vários concorrentes, pois a mesma trabalha de forma a comparar os pontos positivos de seu negócio com o dos demais concorrentes. Desta forma, a propaganda persuasiva é também conhecida como propaganda comparativa. Esta comparação poderá se dar de forma direta ou indireta. Um exemplo clássico desse tipo de propaganda foram os comerciais dos televisores “Semp” com sua célebre frase: “nossos japoneses são mais inteligentes que os japoneses dos outros”. 3. A propaganda de lembrança Este tipo de propaganda é recomendado aos produtos/serviços que se encontram no estágio de maturação dentro do seu ciclo de vida. Seu objetivo não é o de apresentar nenhuma novidade ao mercado, nem mesmo o de persuadir aos consumidores às compras, nesta modalidade de propaganda a intenção é a de não deixar que o consumidor esqueça do negócio do anunciante. A marca Nestlé é um exemplo que ilustra bem esta modalidade. Sendo uma marca que se encontra tranqüila no seu estágio de maturação, esta não necessita investir em propagandas de apresentação e nem de persuasão, porém ela sabe que se não houver nenhum esforço publicitário para reforçar a lembrança dos consumidores, estes poderão esquecê­lo ou trocá­lo por um concorrente mais presente na mídia.
·
O orçamento a ser investido Uma vez que os objetivos da propaganda foram definidos pela empresa, esta precisará trabalhar no sentido de definir a quantia disponível para que sua meta de venda seja alcançada. Durante a definição do orçamento a empresa deverá considerar aspectos importantes para que todo o investimento não seja em vão. Apresentamos a seguir os cinco fatores principais: 1. O estágio do ciclo de vida em que se encontra o produto/serviço; Novos produtos sempre irão demandar maior volume de investimentos, já que os esforços de marketing serão desde a sua apresentação ao mercado. Por isso podemos afirmar que o período de introdução é o que demanda o maior volume em investimentos. 2. A participação da empresa no mercado; Quanto maior for a participação da marca no mercado maior serão os investimentos com propaganda, isto se dá proporcionalmente ao seu volume de vendas, ou seja,
quanto mais a empresa vende mais ela precisa anunciar para que esse volume permaneça constante. 3. Saturação e concorrência; Quanto mais concorrentes existam mais persistentes e constantes deverão ser as propagandas, pois como o número elevado de anunciantes vende mais quem aparece mais. 4. Freqüência da propaganda Quando há uma grande repetição da mensagem aos consumidores. Neste caso quanto maior a repetição maior deverá ser o orçamento previsto para esta ação. 5. Diferenciação do produto Esta estratégia é de vital importância para os produtos que possuem grade número de concorrente. Neste caso se os produtos possuem muitas características em comum, aquele que está anunciando poderá utilizar a propaganda para exaltar o que seu produto tem de diferente.
·
Estratégia de propaganda Definir que estratégia utilizar na propaganda dependerá basicamente de duas grandes decisões: criação da mensagem e seleção da mídia. Vejamos a seguir em que consiste cada uma dessas decisões. A criação da mensagem – a destinação de um elevado orçamento para a propaganda de um produto não garante que o mesmo será bem aceito no mercado. O sucesso de qualquer campanha publicitária dependerá diretamente da mensagem, bem como da forma com que a mesma é passada ao público que se quer atingir. Ela necessita prioritariamente conquistar a atenção dos consumidores para que assim, haja um entendimento real da mensagem. Outro fator que deve ser levado em consideração durante a criação da mensagem diz respeito ao ambiente mutável em que as propagandas acontecem e as inúmeras possibilidades que os consumidores, principalmente os telespectadores têm para “evitar” de vê­las (controle remoto para mudar o canal, o grande número de canais etc.), assim a propaganda deverá ser muito sedutora para prender a atenção dos consumidores. Seleção da mídia – selecionar a mídia significa escolher através de qual ou quais meios a propaganda será veiculada. Os meios para divulgação das propagandas cresceram em números e em qualidade. Hoje, podemos optar entre as mídias tradicionais como jornais, revistas, televisão e rádio, como podemos fazer a opção de utilizar páginas web, mensagens eletrônicas, busdoors, dentre outras. Porém, o segredo é fazer a escolha de acordo como a acessibilidade do público que se quer atingir.
Alguns importantes cuidados são recomendados na hora de se fazer a escolha da mídia. São eles: 1. O alcance que a mesma terá em relação ao público que se quer atingir; 2. A freqüência ou o número de vezes que a propaganda será veiculada na mesma; 3. O impacto que a mensagem terá se veiculada através da mídia escolhida.
·
A Avaliação da propaganda Podemos avaliar uma propaganda verificando os efeitos de sua mensagem através de pesquisas de mercado do tipo qualitativa, onde o consultado deverá responder sobre sua opinião acerca dos anúncios expostos. Nesta pesquisa também é possível se verificar o nível de lembrança dos consumidores, bem como seu entendimento a respeito da mensagem. A avaliação também poderá se dar com base no número de vendas do produto anunciado. Assim, se o número de vendas for satisfatório concluí­se que a propaganda foi eficaz. Porém, se do contrário o volume de vendas é baixo alguma variável que compõe o processo de propaganda deverá ser revista e modificada.